Cais de Santa Maria
O pontão de Santa Maria, na ilha do Sal, Cabo Verde, conhecido localmente como “O Pontão”, é definido como provavelmente o local mais turístico da cidade de Santa Maria. Todas as manhãs, o cais transforma-se num animado ponto de encontro dos pescadores locais que desembarcam o seu pescado, que aqui se reúnem com o pescado do dia, tornando a zona um animado vislumbre do quotidiano cabo-verdiano e permitindo aos visitantes observar uma grande variedade de peixes. As idas e vindas das pessoas, tanto locais como turistas, contribuem para criar um cenário pitoresco e alegre que reflete a essência do quotidiano de Santa Maria.
A zona envolvente ao cais é particularmente conhecida, estendendo-se desde a ponta do cais até à Praia de Algodoeiro, uma extensão de 7 km de praias de areia branca onde o mar cristalino se desvanece em tons que vão do azul intenso ao verde água.
A poucos passos do cais, a vida na praia ganha vida. Esta é uma zona preferida dos adeptos de desportos náuticos, com as águas calmas mas animadas proporcionando o ambiente ideal para a prática de windsurf e jogos de voleibol de praia. A zona envolvente do cais é um ponto de encontro para os entusiastas do desporto e para aqueles que pretendem simplesmente relaxar e desfrutar das belezas naturais da ilha.
Os barcos de pesca e de mergulho também encontram refúgio neste cais, recentemente reabilitado, testemunhando o empenho da comunidade local na preservação e valorização deste recanto do paraíso.